"AQUELA MÁQUINA" está em Espanha, nas estradas da Costa do Sol, para conhecer o novo Hyundai i30. É uma a proposta para um dos segmentos mais importantes do mercado europeu onde o Volkswagen Golf continua a ser uma referência ao nível do conceito.
DESIGN. No campo da forma a marca da Coreia do Sul assumiu um estilo europeu apostando numa imagem sóbria e elegante, deixado o arrojo para a sua subsidiária Kia. A forma, desenvolvida na Alemanha não condiciona a eficácia aerodinâmica de um automóvel que, para além da fluidez das linhas, conta com o interessante sistema de "aerodinâmica activa", que permite abrir a face posterior da grelha dianteira para refrigerar o motor, ou fechá-la para a reduzir a resistência ao ar.
Em termos de volumetria o novo i30 cresceu face ao seu antecessor. Pode ser ligeiramente maior mas é 28 kg mais leve porque a Hyundai adoptou aço de alta resistência para construir a carroçaria. Ganhou peso e melhorou a rigidez estrutural, o que paga dividendos ao nível do comportamento dinâmico.
HABITÁCULO. Como não se alterou a distância entre-eixos e é essa a medida que define o espaço interior, não há alterações significativas em termos de habitabilidade, mas o espaço disponível não justifica qualquer tipo de críticas e a qualidade geral de construção até justifica aplausos.
AO VOLANTE. O conforto oferecido vai ao encontro do que se espera de um veículo familiar. O desempenho da suspensão traseira multilink, também contribui para a evolução no campo da estabilidade direccional.
O motor 1.4T GDI só tem um problema no mercado nacional – é um gasolina. Mas a sua elasticidade é inquestionável e a resposta muito interessante, sobretudo quando conta com a caixa automática de sete velocidades (opcional +1 500 €). Isto também é verdade para as proposta diesel com base no motor 1.6 CRDI, que oferecem potenciasde136 e 110 cv (preço estimado de 24 950 €), apesar da marca ainda contar com uma opção de 95cv.